Cine Idéia no Graffiti R.U.A

Nesta terceira edição do Cine Idéia, acontecendo dentro da programação do evento Graffiti RUA; Edição Grapixo, contamos com um bom público formado por pessoas que vieram exclusivamente para a atividade e por participantes do evento de graffiti, que esticaram a estadia no local para um bate papo após o vídeo “Encontro com Milton Santos/ou o mundo global visto do lado de cá”.
Este documentário lançado no Brasil em 2006, com direção de Silvio Tendler retrata em linhas gerais a trajetória pessoal e intelectual de um dos mais considerados geógrafos do mundo, o brasileiro de Brotas de Macaúbas - BA: Milton Santos. E por meio de seu pensamento, faz uma abordagem do que realmente significa esse projeto vigente de globalização, principalmente o seu impacto nos paises ditos de 3º mundo.
Após o filme tivemos reflexões acerca do que é o capitalismo e como ele funciona no processo de alienação na vida dos trabalhadores. Também discutimos sobre boicote à grandes marcas e como é importante adaptarmos isso em nossa postura, influenciando assim o meio em que vivemos. Também foi citado que é inevitável a convivência nas relações capitalistas, visto que esse é o modo em que as coisas (produtos) são produzidos. Mas como contra ponto, foram discutidas alternativas a se desenvolver dentro do mesmo, buscando uma relação mais próxima entre produtores e consumidores. Por consequência, criariam-se condições menos injustas de consumo. Assim abordamos idéias sobre criar produtos e mecanismos independentes de circulação para criarmos nosso próprio mercado. Neste caso, inclusive, o Hip Hop também foi citado como exemplo de um meio que cria redes sociais a nível mundial, fazendo idéias e produtos circularem independentemente. Porém, em debate no grupo foi colocada a questão que essa prática de criar um mercado alternativo, por mais que seja uma prática interessante e muitas vezes necessária, não altera a estrutura do sistema, já que é apenas uma alternativa.
Mais uma vez foi ótimo nos reunirmos e debatermos sobre o mundo a nossa volta neste momento positivo onde trocamos idéias valiosas, pelo prisma dos pensamentos de Milton Santos.


abaixo algumas fotos do dia


2 comentários:

  1. Mano seria legal se vcs gravassem um video e tal desses debates ou até mesmo do documentário.

    Coloquem no youtube que vai ser de grande serventia pras pessoas que ficam no interior.

    Abrç

    o/

    ResponderExcluir
  2. Salve mano! Grato pelo comentario e interesse no evento. Sobre a idéia que deu, é de grande valia, logo mais postaremos algumas novidades nesse sentido aqui no blog.

    Grato, é nois.

    ResponderExcluir