Graffiti R.U.A - Edição: FEMININO

A idéia de se produzir um evento que tenha como foco o “Feminino” vem da reflexão em olhar pra realidade e perceber o que historicamente a Mulher vem sofrendo há séculos. Na atualidade é comum que o sistema patriarcal seja aceito e visto como a única verdade, e mesmo homens que de repente tenham adquirido um mínimo de consciência sobre isso ainda são assombrados por muitos resquícios do que o mundo de hoje, o mundo do capital, tem nos apresentado como “verdade” desde a infância, desde antes de nossos pais e mães. Fica claro então a batalha que nós (aos que se importam) temos pela frente em sentido a igualdade e emancipação de gênero.

No primeiro dia do evento tivemos dois momentos distintos. Inicialmente, produzido pelo coletivo Produtto Paralelo, tivemos o Ensaio Aberto que consiste num encontro onde artistas são convidados para apresentar ao público, não seu show, CD ou outro produto acabado, mas sua arte inacabada, inicial e como ela vai da inspiração até a gravação. Arte como processo cultural é o que esta atividade busca levar ao público. Seguindo essa proposta tivemos a presença do Grupo Essência Black e Peleja da Ganguerage.
Em seguida tivemos o Cine Idéia com o filme Religião e Violência Contra as Mulheres, que por se tratar de um tema especifico houve mediação de Ana Clara – integrante do Grupo de Intervenção Feminista Maçãs Podres (mais na postagem anterior).

No segundo dia aconteceu o Graffiti, contando com a presença de artistas de diferentes cidades da grande São Paulo, interior do estado e também da capital, enriquecendo a troca de experiências e promovendo uma maior integração das mulheres que fazem graffiti, seja pela junção das participantes para este projeto ou na expansão da rede de contatos que o mesmo possivelmente proporcionou.
Como não haviam espaços demarcados no muro, afim de promover uma maior interação entre o grupo e tornar mais livre a escolha do espaço a ser ocupado, logo as participantes se organizaram individualmente ou em grupo para produzirem suas pinturas, resultando no que em parte é mostrado nas fotos a seguir.
----------------------------------------------------------------------------
Artistas participantes: Aline(tsc), Ana Clara, Carol, Cris, Dona Nena, Ferfetz, Fernanda Sunega, Goy, Hana Bi, Jê Caju, Jussara, Lia Fênix, Mandy, Mathiza, Mats, Pan, Pri, Rx, Téia, Tikka, V., Keila, Zumi.

Agradecimentos: a todas e todos que somaram e acreditam na iniciativa, salve Junior, trinco no corre e nas dificuldades! Diego, sem palavras, Tikka pela parceria e por fazer a mediação convidando as meninas e Ana Clara por fortalecer o “Cine Idéia”, Salve Produtto Paralelo, GraffiteirasBR e Linha Rosa pela parceria.

Registro fotográfico: Anna Carolina-Nina: http://www.flickr.com/lepetit_nina/

Parceria: Produtto Paralelo, GraffiteirasBR e Linha Rosa

Apoio: X ROW – Fórum de Hip Hop de São Bernardo do Campo.

Coordenação Geral: Cena7


Abaixo algumas fotos dos trampos feitos durante o evento

V.
Tikka

Téia
Jé Caju
Goy e Dona Nena
Fêrfetz
Mats
Aline e Cris
Goy
Dona Nena

Hanna Bi

Lia Fenix
Lia, Téia e Fêrfetz

Um comentário: